A catarata é patalogia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula.
Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos,etc. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo.
É uma doença conhecida há milhares de anos e sua cirurgia já é realizada há séculos.
Atualmente, a técnica cirúrgica mais moderna para o tratamento da catarata, consiste da remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado Faco-emulsificação, e posterior implante de uma lente intra-ocular.
A evolução da técnica permite hoje incisões muito pequenas, entre 2 e 3 milímetros, o que dispensa a necessidade de sutura e possibilitando assim, que o paciente seja submetido à cirurgia de catarata com anestesia tópica (apenas colírios), saindo da sala de cirurgia já enxergando, com uma visão bem próxima da visão esperada, a qual costuma ocorrer em cerca de 1 mês após a cirurgia.
A grande dificuldade enfrentada por quem tem catarata é ansiedade decorrente da falta de visão, durante o tempo de espera para a cirurgia, pesadelo este que pode ser aliviado com o uso de óculos terapêuticos de PinHole (pequenos furos)que apesar de não curarem a catarata, torna possível em muitos casos, dar conforto visual ao paciente, enquanto este espera a realização da operação, pois os pequenos furos das lentes filtram os raios de luz que borram a visão, propiciando visão clara dos objetos. Estes óculos também ajudam muito nos casos em que após a cirurgia, restam defeitos visuais como halos ou raios em torno dos objetos luminosos observados.